Um ano de Instituto Desacelera. O que estamos fazendo para democratizar o acesso à saúde mental, ao bem estar e ao cuidado?

Boletim Desacelera Número 55 – Março de 2023 

Leia no LinkedIn.

Leia em PDF.

O Instituto Desacelera nasceu há um ano, em março de 2023, sete anos depois da criação do Desacelera SP (que começou como Guia e depois virou a Escola do Tempo, a Rede Desacelera e o Dia sem Pressa).

Nasceu, porque nestes anos de trabalho do DesaceleraSP, fomos percebendo que a agenda do bem-estar, da saúde mental e do cuidado precisa ser situada no contexto brasileiro. Tendemos a “importar” uma noção de bem-estar, saúde mental e cuidado que não está conectada com questões históricas, sociais, políticas e culturais daqui.

O Instituto se propõe a cuidar de quem cuida, cuidar de quem educa e cuidar de quem luta, cuidar de quem trabalha, porque entendemos que desacelerar não é uma questão individual e é preciso mover culturas para chegar lá (e a agenda está individualizada); desacelerar é caminhar rumo ao bem viver (e a agenda está descontextualizada); e a exaustão e o cansaço são questões mais graves entre as populações historicamente vulnerabilizadas e invisibilizadas (e a agenda está elitizada). E entendemos o papel central dos ambientes de trabalho no compromisso com a desaceleração da vida. Afinal de contas, o trabalho é um eixo fundamental de nossas vidas, mas o mundo do trabalho da forma como está constituído tem sido um dos motores de aceleração e adoecimento das pessoas.

Para celebrar um ano de fundação do Instituto, esta edição do Boletim Desacelera celebra as atividades oferecidas por uma rede de parceiros e que caminham rumo à democratização do bem-estar, da saúde mental e do cuidado, por serem atividades gratuitas, abertas ou subsidiadas.

Também compartilhamos outros conteúdos, pesquisas, ações e eventos que estão conectados com a nossa compreensão de desaceleração, como o lançamento do curso Desacelere, em parceria com a Descola.

Destaque para a série de posts que fizemos para marcar o 8 de março, falando da saúde mental das mulheres brasileiras a partir dos dados do importante estudo Esgotadas, do Lab Think Olga.

Boa leitura no tempo possível!

Mi Prazeres


CONTEÚDOS

#8M Dia Internacional das Mulheres

O que estamos fazendo para que as mulheres tenham direito de descansar?

Quase metade (45%) das mulheres no Brasil possui um diagnóstico de ansiedade, depressão ou algum outro transtorno mental.

Não há futuro possível se o sofrimento e o adoecimento das mulheres não forem cuidados imediatamente.

>> Confira sem pressa nossa série de posts com dados do estudo Esgotadas, produzido por Lab ThinkOlga.

8 de Março: O que podemos celebrar e o que ainda precisamos conquistar?

>> Leia sem pressa o Artigo de ThinkOlga.

Cartilha digital de Saúde mental dos(as) Jovens Ativistas

Publicação lançada pela Rede Autoestima-se, produzida por profissionais de psicologia e acompanhantes da ONG com dicas de autocuidado, meditação guiada, orientações para famílias e amigos apoiarem as causas sociais de jovens.

>> Acesse sem pressa.

Episódio 09 do #AnimaleIrracionale trata de vida desacelerada

Lau Yamazaki e Michelle Prazeres conversam sobre tempo, tecnologia, inteligência artificial, trabalho, sociedade, educação e muito mais.

>> Assista sem pressa.

Três minutos sobre respeito

Respeito é o tema de reflexão do vídeo do mês da Campanha Escolha a Calma

>> Assista sem pressa.

Quem é responsável pela saúde mental das pessoas que trabalham em Organizações da Sociedade Civil?

Artigo de Célia Schlithler, Consultora | Desenvolvimento Profissional para Impacto Social.

>> Leia sem pressa.


EVENTOS

Celebração de outono na Palas Athena

Evento aberto e gratuito. Dia 22 de março às 19h.

Informações e confirmação de presença.

Plantio Global 2024

Um programa de plantio e cuidado de árvores e de educação socioambiental

13/03 (quarta-feira) – Conversa sobre arborização urbana

Horário: das 19h às 21h

Local: SESC Vila Mariana – R. Pelotas, 141

17/03 (domingo) – Cuidado com as árvores do Corredor Verde Polinizador

Horário: das 9h às 12h

Local: Avenida Dr. Dante Pazzanese, Vila Mariana

Para saber mais sem pressa.


CURSOS

Desacelere: curso do Instituto Desacelera em parceria com Descola

Neste curso, você vai entender o conceito de aceleração social do tempo e como a cultura da velocidade se tornou uma condição do ser humano; conhecer algumas práticas que ajudam a desacelerar tanto o indivíduo quanto uma cultura organizacional acelerada; aprender a reconhecer o tempo que dedica às áreas da sua vida com exercícios de alocação temporal; e praticar a desaceleração mudando pequenos hábitos da sua rotina. Curso pago.

>> Informações e inscrições.

Curso Livre Instigar a Práxis Psicanalítica | Projeto Instigar

Se apropriar do seu fazer psicanalítico é uma atividade contínua. Nasce no despertar do desejo de ser psicanalista, inspirado tanto pela experiência da sua análise pessoal, como pelas leituras, pelas diversas oportunidades de exercitar a escuta, bem como, e principalmente, no cotidiano do cuidado oferecido na sua clínica, através do manejo dos atendimentos.

Nesse percurso singular, muitas vezes atravessado por idealizações, o psicanalisando se depara, no dia a dia da clínica, com constantes testes da realidade que evidenciam suas dificuldades no fazer psicanalítico.

Sabemos que o aprimoramento deste fazer se trata de uma elaboração subjetiva, internalizada e alicerçada no grau de implicação e investimento no tripé formativo que é, essencialmente, um processo solitário.

Este curso livre oferece um conjunto de dispositivos para criar um ambiente grupal complementar ao tripé formativo, que possa servir como espaço potencial para instigar o aprimoramento da práxis psicanalítica de cada participante. Será realizado através de 20 encontros quinzenais de 2 horas, no decorrer de 10 meses.

Voltado para psicanalistas que estão no início do seu ofício, ou profissionais experientes, interessados em um espaço de retaguarda para pensar no aprimoramento do seu fazer psicanalítico.

* Texto de Debora Andrade.

As atividades do Curso Livre serão mediadas por um grupo de cinco psicanalistas experientes.

Informações completas e inscrições.

Dúvidas? Entre em contato pelo whatsapp (11) 5506-6916

Curso costuras e palavras

Com Fabiana Sakihara, criadora da Maipeesu. Atividade paga. No SESC Pompéia (SP). >> Informações e inscrições.


ATIVIDADES ABERTAS E GRATUITAS

Comunidade de Prática de Mindfulness

Comunidade de Prática – Mindfulness para Desacelerar e Conectar, conduzida por Débora Andrade, em parceria com o Instituto Desacelera. Os encontros acontecem toda última quinta-feira do mês, às 19h, ao vivo e online via Zoom. A participação é gratuita.

>> Informações e inscrições.

Espetáculo PRESSA

Espetáculo de Dança Contemporânea concebido por Ingrid Costa, que reflete sobre a banalização da urgência e suas consequências na sociedade (como as síndromes de burnout, do pânico e FOMO). A proposta também busca inspirar alternativas para saída do ciclo vicioso da pressa (como práticas de respiração e do Karatê).

Para promover acessibilidade e alcançar o público com necessidades especiais, o Grupo Bacae Dança realizará 2 exibições online do espetáculo PRESSA com audiodescrição para deficientes visuais, de forma gratuita no Canal Youtube do Instituto Bacae. Além da narração do espetáculo, realizada por profissional de

audiodescrição, serão adicionados comentários dos diretores da obra, Ingrid Costa e João Paulo Amorim.

Dias 20 e 21 de março de 2024 às 20h. Exibição GRATUITA

>> Acesse sem pressa.

Encontros de meditação

Encontros para iniciarmos o dia com mais consciência de nosso corpo, energia e mente. Intercalamos meditação conduzida com silêncio, observando, a partir das instruções, como podemos gerar uma autonomia diante de pensamentos e emoções. Essa autonomia surge a partir de um lugar de espaço e silencioso que podemos conhecer a partir da meditação.

Dias e horários: terças, às 7h e quinta, às 7h40. São encontros de 20-25 minutos, feitos pelo zoom.

Sobre a facilitadora: Carol Reymunde é praticante e estudiosa do budismo há 20 anos. Também atua como gestalt terapeuta, doula da morte e facilitadora de grupos de estudos budistas e de meditação.

Informações e inscrições: (51) 9921-1179

Lidando com a Depressão – Roda de Conversa Online | Projeto Instigar (21/03, às 19h)

“As metáforas produzidas para se imaginar a depressão inevitavelmente remetem ao frio, ao silêncio gelado, ao desaparecimento aparente de qualquer vida… uma solidão absoluta, de onde teriam desaparecido emoções, desejos e sentimentos, como se a vida tivesse parado”.

– Pierre Fédida

Em um momento da história que se observa um crescimento tão expressivo dos casos de depressão, esta é uma questão de saúde pública. Atinge a todos, ou por ter experienciado, ou por conviver com alguém que está atravessando uma depressão.

O que é depressão? Como ela começa? Por que entramos em depressão? Quais os fatores externos e quais os fatores subjetivos que operam nesse processo? Como uma pessoa depressiva vivencia o seu dia a dia? Como lidar com a depressão?

Estes são alguns dos tópicos que serão abordados como disparadores para iniciar a conversa entre os participantes da roda.

O objetivo do encontro online é proporcionar um espaço de afeto e trocas, para conversar sobre a depressão, suas causas e formas de se lidar com ela. Um espaço de profunda sensibilização sobre o assunto, que possibilite trocas significativas entre os participantes.

Vamos?

Esta Roda de Conversa é destinada a todos os interessados.

As atividades da Roda de Conversa serão mediadas pela psicanalista Débora Andrade.

>> Informações completas e inscrições. Veja mais informações na imagem abaixo.

Dúvidas? Entre em contato pelo whatsapp (11) 5506-6916

Lendo na Praça

Projeto social, sem fins lucrativos, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e informação, incentivar os cuidados ambientais, sociabilização e a ocupação pública.

>> Conheça sem pressa.


Sobre o Instituto Desacelera

Somos uma associação civil sem fins lucrativos que atua como desaceleradora de pessoas e organizações.

Você sabe o que o Instituto Desacelera faz? Para pessoas | Para escolas | Para organizações da sociedade civil | Para empresas | Para a sociedade Apoiamos organizações e empresas a desenvolverem políticas, programas e processos de cuidado, bem-estar e saúde mental para colaboradores(as); oferecemos cursos, palestras, workshops, vivências e experiências; atendimentos e mentorias sobre tempo, ritmo, produtividade e consciência temporal. Excluir   Realizamos projetos de experimentação e produzimos conhecimento por meio de pesquisas para a formulação de políticas públicas de cuidado, bem-estar e saúde mental. >> Saiba mais sem pressa.

Boletim Desacelera é uma publicação mensal do Instituto Desacelera, feita para ler sem pressa… A curadoria de conteúdo é de Mi Prazeres.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top